Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Tombini lança ‘Otimiza BC’ para reduzir custos financeiros

Segundo o presidente do BC, programa vai diminuir os processos e fluxos de informações com os bancos e cortar tarifas.

Publicado por Alexandre Ferreira
há 8 anos

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta terça-feira um conjunto de medidas para reduzir custos de observância e custos operacionais do sistema financeiro nacional. Segundo ele, o programa batizado de Otimiza BC é um pontapé inicial a um projeto importante do Banco Central. De acordo com Tombini, um dos focos do programa é a avaliação permanente para reduzir custos tanto relacionados a questões internas do BC quanto das instituições que compõem o sistema financeiro.

Ele afirmou que o BC melhorará os novos processos e fluxos de informação com os bancos. De vigência imediata, as medidas anunciadas por Tombini são a eliminação da obrigatoriedade do documento de informações financeiras trimestrais (IFT), redução de 40% dos códigos de classificação das operações de câmbio, redução do número de tarifas do sistema de transferência de reservas, modernização do sistema de transferências em reais, novo regulamento de comunicação de dados no sistema financeiro nacional e a extinção do manual de normas e instruções.

O programa será coordenado pela secretaria executiva do BC. A segunda linha de ação, disse Tombini, é o novo modelo de governança de operação. O presidente informou que será criado um comitê de governança da informação que terá como objetivo autorizar e avaliar novos pedidos de informação a ser solicitada pelo sistema financeiro.

Tombini salientou que solidez tem sido a marca do sistema financeiro nacional. Essa solidez, segundo ele, é feita com regras prudenciais rigorosas.

Ele destacou que o novo programa reduz o custo de sistemas com impacto positivo para toda a sociedade. Tombini assegurou ainda que o programa não afeta a capacidade do BC. Pelo contrário, afirmou, melhora a capacidade de informações com "reforço adicional".

Tombini afirmou ainda que o BC tem adotado ações permanente de aperfeiçoamento no arcabouço regulatório para assegurar um sistema financeiro sólido e eficiente. Ele acrescentou que o programa elimina informações redundantes e que não são mais eficientes.


Fonte: estadao

  • Sobre o autorConcurseiro
  • Publicações4
  • Seguidores3
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tombini-lanca-otimiza-bc-para-reduzir-custos-financeiros/332398451

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)